O coletivo Traits-d’Union está lançando um grupo de discussão e de escuta francófono para mulheres (cisgênero, trans, heterossexuais, queers, não-binárias…) Estamos convencidos de que é essencial que dentro de qualquer comunidade haja um grupo dedicado ao intercâmbio e à reflexão entre mulheres. A discriminação contra as mulheres, com base no seu sexo ou definição de gênero, é um fator de estresse diário e mesmo de violência.
A irmandade ou solidariedade entre mulheres é uma ferramenta poderosa e frequentemente negligenciada. Pois nos permite identificar coletivamente as discriminações que nos afetam, reconhecer os males que delas resultam, refletir sobre o significado que lhes queremos dar e finalmente agir sobre elas.
O grupo é organizado em torno de reuniões quinzenais durante as quais discutimos uma ou mais questões pré-definidas, baseadas em nossas histórias pessoais e não em discursos abstratos. O grupo está aberto a todas, sob a única condição de respeitar e valorizar as palavras das outras. Por fim, dentro deste grupo a horizontalidade é completa: cada uma decide tudo e ninguém julga!
Venha participar, venha conhecer a sororidade!
Além do grupo de discussão e escuta, Traits-D’Union responde às questões das mulheres francófonas que se encontram numa situação de vulnerabilidade e violência e que procuram ajuda jurídica, social, psicológica etc. Basta nos contatar através do e-mail dedicado collectif-ecoute@traits-dunion.com.br
Traits-D’union está empenhado em respeitar a confidencialidade daquelas e daqueles que desejam nos contatar.