A França é um dos poucos países que oferecem assistência social aos seus compatriotas que vivem no exterior, em quase em todos os países do mundo.
Esses auxílios financeiros são gerenciados pelo CCPAS (Comité Consular de Proteção e Ação Social, órgão presente em cada consulado francês). Assim como as reuniões para atribuição de bolsas de estudo, o CCPAS aloca e distribui os auxílios financeiros com base em critérios sociais: idosos, crianças com deficiência, famílias com dificuldade, veteranos de guerra etc.
Cada atribuição é anual e baseia-se em uma análise detalhada dos recursos familiares. Encontre informações sobre essa ajuda no site do Consulado Geral da França neste link.
Condições gerais de atribuição
- Ser Francês, estar regularmente inscrito no cadastro de cidadãos franceses residentes no Brasil e dispor de baixa renda.
- Auxílio de solidariedade: ter pelo menos 65 anos, ou 60 anos no caso de incapacitado para trabalhar, com atestado médico.
- Auxílio para adultos com necessidades especiais: possuir um “cartão de deficiência” francês válido atestando um grau de deficiência de ao menos 80%; ter 20 anos de idade ou mais.
- Auxílio para filho com necessidades especiais: possuir um “cartão de deficiência” francês válido, atestando uma taxa de deficiência de ao menos 50%; ter menos de 20 anos de idade.
Opagamento dos auxílios está sujeito a um exame rigoroso de cada pedido por uma comissão que se reúne em novembro para examinar a situação de nossos compatriotas em situação precária.
Para enviar seus documentos, por favor, entre em contato com o consulado de modo a receber o formulário para preenchimento e a lista de documentos comprobatórios necessários.
Entre em contato com o gabinete de assuntos sociais: social.rio-de-janeiro-fslt@diplomatie.gouv.fr