As candidatas e os candidatos de Traits-d’Union
Traits-d’Union apresenta uma lista de esquerda e ecologista nas eleiçoes consulares de maio de 2021, na 2a circunscrição no Brasil, que corresponde aos Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
O mandato atual já é exercido de maneira coletiva porque os membros de Traits-d’Union participam do trabalho de Bertrand Rigot Muller. atual conselheiro consular para a 2ª circunscrição.
Para nos representar nas próximas eleiçoes de maio de 2021 seis membros foram escolhidos para compor a lista oficial, encabeçada pelo binômio Mélanie Montinard e Tulio Matencio.
Nossa lista é apoiada pelo Partido Socialista, e por Europe-Ecologie Les Verts, Français du Monde, La France Insoumise e Génération.s en mouvement.
Mélanie Montinard
39 anos, antropóloga e empresária, Rio de Janeiro.
Mélanie Montard cresceu perto de Orléans, no centro da França. É advogada formada na Alemanha. Antes de chegar ao Rio de Janeiro com sua família em 2011, trabalhou no Haiti para a ONU e junto a outras ONGs. Obteve um doutorado em antropologia pela UFRJ e fundou com seu marido uma empresa social para promover a integração sócio-econômica de emigrantes no Brasil.
Está também envolvida na vida dos franceses e francesas do Rio de Janeiro sendo eleita para o conselho de administração da Câmara de Comércio França Brasil (RJ), instituição que promove ações estratégicas para um vasto eco-sistema de empresas.
Juntou-se ao coletivo Traits-d’Union em 2019 e foi escolhida para encabeçar a lista para as eleições consulares de maio de 2021.
Mélanie é mãe de duas crianças franco-haitianas -mas sobretudo cariocas- que estudam no Lycée Molière.
Sua história de vida tem o marco da diversidade, do multiculturalismo, da solidariedade e do engajamento. É o conjunto desses valores – que compõem o nosso lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”- que ela seguirá para representar os franceses e as francesas da nossa circunscrição no Brasil e defender seus direitos junto às autoridades consulares.
Tulio Matencio
58 anos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte.
Tulio é originário do Grésivaudan, região operária perto de Grenoble, onde cresceu num ambiente multicultural e plurilinguístico, com influências italianas e espanholas.
É doutor em eletroquímica. Seu percurso profissional o levou ao Brasil em 1992, primeiro em Campinas (SP) e depois em Belo Horizonte, onde é professor e pesquisador da UFMG desde 1996.
Como pai de duas crianças franco-brasileiras, Tulio é muito atento às questões de educação. É membro de um coletivo de pais, formado à iniciativa de Traits-d’Union, que busca soluções diante da escassez das opções de escolarização em francês em Belo Horizonte.
Traits-d’Union escolheu Tulio Matenço como companheiro de chapa de Mélanie Montinard, devido ao seu engajamento em favor da educação, do emprego, da solidariedade e da ecologia junto à comunidade dos franceses e das francesas de Belo Horizonte.
Caroline Verna
38 anos, oceanóloga, envolvida no conselho de pais do Lycée Molière, Rio de Janeiro.
Caroline Verna cresceu em Paris. É cientista formada em agronomia e ecologia marinha, obteve o seu doutorado na Alemanha e veio com o seu marido para o Rio de Janeiro em 2014. Fundou a antena brasileira da associação para a proteção dos oceanos One Earth-One Ocean (OEOO Brasil).
Mãe de dois filhos, participa como membro eleito do conselho de pais e da associação de pais de alunos do Lycée Molière.
Para Traits-d’Union, Caroline é referência sobre assuntos relacionados à ecologia e foi escolhida para ocupar a terceira posição na lista para as eleições consulares de maio de 2021.
Cyril Regnaud
51 anos, psicólogo, Rio de Janeiro.
Originário da região de Perpignan, no sul da França, Cyril Regnaud trabalhou primeiro no setor espacial em Toulouse, e depois foi para o centro espacial da Guiana francesa. Foi uma bela aventura, que o levou ao Brasil, onde mudou radicalmente de orientação, tornando-se psicólogo clínico.
Cyril mora no Rio desde 2007 e é pai de uma pequena menina franco-brasileira. Politicamente, Cyril se declara de esquerda, embora não goste tanto de etiquetas e se mantém distante de toda ideologia “já pronta”. É isso que o motivou para se se juntar ao coletivo Traits-d’Union.
Deseja engajar-se para proteger “o que nos é comum”, juntou-se a Traits-d’Union, que o escolheu para ocupar o quarto lugar na lista para as eleições consulares de maio de 2021.
Frédérique Sassaki
67 anos, aposentada do ministério de Relações Exteriores francês, Rio de Janeiro.
Frédérique Sassaki cresceu em Paris e chegou ao Rio de Janeiro em 1985, com seu marido e seus três filhos, todos ex- alunos do Lycée Molière. Ela trabalhou na Aliança Francesa e depois no Consulado, principalmente no Serviço Social. Realizou diversas missões em consulados e embaixadas, em Washington e no Suriname. Aposentou-se em 2016. Durante a sua carreira profissional, Frédérique atuou durante mais de 35 anos no sindicato CFDT (Confederação Francesa Democrática do Trabalho), onde lutou, entre outras coisas, contra o assédio sexual e moral no trabalho.
Juntou-se a Traits-d’union para continuar atuando e promover um mundo solidário aberto à diversidade, junto aos franceses e às francesas do Rio de Janeiro. Traits-d’Union a escolheu para ocupar a quinta posição na lista para as eleições consulares de maio de 2021.
Jean-Christophe Aveline
64 anos, engenheiro aposentado, Rio de Janeiro.
Originário de Provins, na França, Jean-Christophe Aveline se instalou no Rio de Janeiro em 1995. Durante quinze anos trabalhou como engenheiro consultante, especialista de sistemas de informação, principalmente na Petrobras. Envolveu-se em diversos projetos sociais e de sensibilização para as questões ecológicas.
Estudou jazz nos anos 70 em Paris, e a música clássica indiana, a partir de 2005. Continua apaixonado pelas artes e pela música. Já gravou diversos álbuns de vinil e CDs e continua divulgando seus trabalhos nas redes sociais.
Desejando defender a justiça social e desenvolver redes de solidariedade para a comunidade francesa do Rio de Janeiro, juntou-se a Traits-d’Union, que o escolheu para ocupar o sexto lugar na lista para as eleições consulares de maio de 2021.
Saber mais sobre as eleições
As ações chave
O nosso mandato coletivo o representa desde 2016 com responsabilidade e empenho. Nosso programa é uma continuação do nosso balanço. Juntos desenvolvemos 41 propostas para
As candidatas e os candidatos de Traits-d’Union
As candidatas e os candidatos de Traits-d’Union Traits-d’Union apresenta uma lista de esquerda e ecologista nas eleiçoes consulares de maio de 2021, na 2a circunscrição
Programa e compromissos
Consideramos que há 4 pilares no mandato de Conselheiro dos Franceses e Francesas no Exterior: Defender os direitos da população francesa no Brasil Assegurar o
O que você precisa saber
Em maio de 2021, os cidadãos franceses residentes no exterior são chamados a eleger seus representantes, os conselheiros dos cidadãos franceses no exterior, durante as
Que mandato coletivo é esse?
O mandato coletivo “Traits-d’Union” é uma experiência de cidadãos para pensar a política de forma diferente e provar que o exercício de um mandato eleitoral