Traits-d’Union é um mandato consular coletivo criado na segunda circunscrição eleitoral do Brasil (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo). É representado por Mélanie Montinard e Tulio Matencio eleitos em maio de 2021 conselheira e conselheiro dos Franceses até 2026.
Cerca de trinta franceses e francesas que vivem no Brasil estão envolvidos neste coletivo, que deseja renovar a forma como a política é praticada, em um mandato participativo e cidadão.
Todos eles são motivados pelos valores fundadores de Traits-d’Union – ecologia, solidariedade, ação cidadã, democratização da informação – e dão seu tempo e energia para representar os franceses no Brasil de forma voluntária e para defender seus direitos perante as autoridades consulares.
Anne-Marie Maculan
“É como ex-conselheira consular dos cidadãos franceses vinculados ao Consulado Geral da França dos estados de RJ, ES e MG (2003-2009) e como membro da ADFE- Français du Monde que me junto a este coletivo afim de continuar a lutar por mais solidariedade, mais respeito pelos direitos humanos, mais liberdade e contra todas as formas de exclusão ou discriminação.”
“É através da cidadania que se mantém viva a democracia.”
Florence Poznanski
“A representação política é coletiva, por essência. É por isso que os “Traits-d’unions” nasceram : um conjunto de vozes que representa as diferentes formas de ser Francês ou Francesa no Brasil, onde cada um e todos têm o seu lugar para manter viva a democracia.”
Aposentado, 63 anos, integrante de EELV (partido ecologista europeio)
“Participar do coletivo Traits-d´Union é para mim uma forma de me dedicar à Marianne e à Mariana.”
“Trocar e desenvolver ações coletivas e solidárias resultantes desta união. “